Laurentino & Leite

O que é o "Limbo Previdenciário" e Como Sair Dele?

Sem INSS e Sem Salário: O Pesadelo do “Limbo Jurídico”

Essa é uma das situações mais angustiantes e injustas que um trabalhador pode enfrentar. Imagine o cenário:

  1. Você estava afastado, recebendo o benefício do INSS.
  2. O perito do INSS te dá alta médica, dizendo que você já pode voltar a trabalhar. Seu benefício é cortado.
  3. Você se apresenta na empresa, mas o médico do trabalho da empresa te examina e diz que você está inapto, e te manda de volta para casa.

O resultado? Você fica no meio do caminho, sem receber o benefício do INSS e sem receber o salário da empresa. Esse é o famoso e temido “Limbo Jurídico Previdenciário”.

De Quem é a Culpa? E Quem Deve Pagar Meu Salário?

A resposta da Justiça do Trabalho é clara e direta: a responsabilidade é da EMPRESA.

Vamos entender o porquê.

Quando o INSS te dá alta, o seu contrato de trabalho, que estava “pausado” (suspenso), volta a valer imediatamente. A partir daquele momento, você está novamente à disposição do seu empregador.

Se a empresa, por meio do seu próprio médico, discorda da decisão do INSS, ela não pode simplesmente te deixar desamparado. A decisão do INSS, que é um órgão oficial, prevalece até que se prove o contrário.

Portanto, a empresa tem duas opções legais:
 
  1. Receber você de volta, mesmo que seja para te readaptar em uma função mais leve e compatível com as suas limitações, até que sua situação se resolva.
  2. Manter você em casa, mas PAGANDO SEU SALÁRIO normalmente, enquanto ela mesma tenta reverter a decisão do INSS administrativamente ou na Justiça.


O que a empresa NÃO PODE fazer é te deixar em casa sem salário. Isso é abandono, é ilegal e gera direito a indenização por dano moral.

Estou no Limbo. O que eu Faço?

Se você está nessa situação, não se desespere. A lei está do seu lado.

  1. Documente Tudo: Guarde o papel da alta do INSS e o atestado de “inapto” do médico da empresa.
  2. Comunique-se por Escrito: Envie um e-mail ou uma mensagem para o RH da empresa dizendo que você se apresentou para trabalhar após a alta do INSS, mas foi impedido de retornar.
  3. Procure Ajuda Jurídica Imediatamente: Não espere. Um advogado especialista vai te orientar sobre como agir para obrigar a empresa a pagar seus salários atrasados e resolver sua situação.

Ficar no limbo previdenciário é uma situação insustentável. Você não pode ficar sem sua fonte de renda por causa de uma briga entre a empresa e o INSS. Para uma solução rápida e eficaz, é fundamental contar com suporte especializado. O Escritório Laurentino e

Está vivendo esse pesadelo? Não aceite ficar sem salário. Fale conosco agora e vamos tirar você desse limbo.

andressa

Por: Andressa Duarte – Advogada trabalhista, especialista em doenças profissionais e acidentes de trabalho.

Seus direitos são importantes!

Se você acredita que seus direitos estão sendo violados, fale agora mesmo com um advogado especialista em direitos trabalhistas.

Chame-nos no WhatsApp
1