Muitos trabalhadores sabem que correm riscos todos os dias, mas não têm certeza se a lei os protege com o adicional de 30% no salário. Esse adicional não é um favor, é um direito garantido para certas profissões. A lei criou uma lista oficial (a NR-16) com as principais atividades consideradas perigosas. Dê uma olhada e veja se a sua profissão está aqui.
Lista de Profissões que Têm Direito à Periculosidade:
1. Eletricistas e Auxiliares
Quem mexe com rede elétrica de alta tensão ou com painéis elétricos que podem dar um choque forte tem direito. Não importa se é funcionário da empresa de energia ou da manutenção de uma fábrica. O risco de morte por choque elétrico é o que conta.
2. Frentistas de Posto de Gasolina
Se você trabalha em posto de combustível, não importa a função (frentista, caixa, lavador de carro), se você fica na área de abastecimento, tem direito. O perigo constante de explosão por causa dos combustíveis garante o adicional.
3. Vigilantes e Profissionais de Segurança
Seu trabalho é proteger um local, um bem ou a vida de alguém? Então você está em risco constante de sofrer violência ou um assalto. Por isso, a lei garante o adicional de periculosidade para vigilantes e seguranças em geral.
4. Motoboys, Entregadores e Mototaxistas
Quem usa a moto como principal ferramenta de trabalho enfrenta um grande perigo no trânsito todos os dias. A lei reconhece isso e garante o adicional para esses profissionais.
5. Quem Trabalha com Gás ou Explosivos
Isso vale para muita gente! Desde quem trabalha em uma fábrica de fogos de artifício, até o motorista que transporta gás de cozinha ou o operador de empilhadeira que precisa trocar o botijão de gás da máquina em local fechado.
Sua profissão está nesta lista, mas o seu salário vem sem os 30% a mais? A empresa pode estar tirando um direito seu. Para ter certeza e lutar pelo que é seu, o ideal é buscar ajuda de quem entende do assunto.
O Escritório Laurentino e Leite possui advogados preparados para orientar trabalhadores sobre seus direitos.
Você trabalha em uma função de risco? Não abra mão do seu direito. Fale com um advogado e saiba como cobrar o que é seu.
Por: Andressa Duarte– Advogada trabalhista, especialista em doenças profissionais e acidentes de trabalho.
Seus direitos são importantes!
Se você acredita que seus direitos estão sendo violados, fale agora mesmo com um advogado especialista em direitos trabalhistas.